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another design blogg'irl

sobre design, design & design.Também um bocadinho do daily-struggle da minha vida. mas maioritariamente design!

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Chegaste Outono, chegaste Astenia outonal - Say what?!?

Muitas pessoas sentem-se mais deprimidas com a chegada do outono! Será normal?

As energias do verão vão embora e com elas parece que a vossa alegria também vai... Tudo a vossa volta começa a ficar mais monotono e melancólico, afinal... 

 

passamos disto:  

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 para isto: 

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É sabido que quando a estação muda também a nossa energia e a nossa disposição se alteram um pouco.   

Astenia Outonal é o nome que os especialistas chamam à nossa sensação de tristeza e "depressão" quando chega o outono! Estas sensações devem ser familiares a muitas pessoas nesta altura. Alteração do estado de ânimo, alguma tristeza, problemas com o sono!

Pronto! (pensam vocês) ... vou agora ganhar uma depressão?! Porquê?!

Não, save yourselfs! Nada disso! Enganam-se!

É unica e exclusivamente a astenia a falar! 

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Astenia (no dicionário)

Diminuição ou perda da força física. Enfraquecimento das funções de um órgão ou sistema

 

O corpo depois do verão (quando se altera novamente o clima) sente a descida da temperatura, a redução da exposição solar (os dias começam logo a anoitecer tão rápido!) por isso é normal que o corpo se manifeste quanto a isso, através de um decair do nosso astral, uma sensação de cansaço com alguma recorrência, problemas de concentração, alguma tristeza e alguns sentimentos mais negativos. 

Tudo passa depois de alguns dias ou semanas, depende do vosso corpo e claro, da vossa vontade e resiliência. 

 Existem algumas coisas que podemos fazer para combater esta astenia (que palavrete xD)! 

 

Regularizar o quanto antes o sono! 

No verão não temos rotina nem horários. O que desregula o nosso hábito do sono, mais ou menos à mesma hora e o nosso cérebro já vai ficar baralhado quando é altura de ir dormir direitinho para ir trabalhar. 

Assim façam um esforço para descansar bem à noite. Relaxem com um belo chá e um livrinho à noite. Ou reforcem o banhinho noturno e cama. Já sabem, não levem trabalho, computadores ou outras distrações (comida incluindo) para o quarto. Durmam bem e acordem cheios de energia positiva! 

 

Praticar uma atividade física e/ou de relaxamento 

Não são daquelas pessoas que sempre gostaram de aprender e fazer meditação? Que bela altura para começar! A meditação ajuda mesmo!! (Eu já fiz meditação durante uns meses e realmente andava mais serena) Ou vão para o youtube buscar dicas de meditação, também tem coisas interessantes. 

 Façam umas caminhadas, nada muito excessivo pois as energias ainda estão a renovar-se! Não se force muito, faça uma breve caminhada... será o suficiente para levantar o astral e ajudar o sono a chegar quando se forem deitar. 

 

Alimentos chave! (a magia sempre na comida, não é verdade?) 

*Cogumelos selvagens (talvez um dos alimentos mais outonais) ricos em fibra 

*Courgete: têm fibra, proteínas, folatos e vitaminas do grupo B;

*Laranjas, Tangerinas, Limões e Romãs,(com vitamina C) tão necessária para prevenir as constipações outonais;

*Espinafre: previne o envelhecimento precoce. Rico em ferro, fósforo, cálcio e vitaminas A e do complexo B.

É importante alimentarem-se bem, com refeições completas em vitaminas e proteínas e bebam muita, muita àgua! 

 

Rapidamente estarão em forma e nada de depressão! 

Aproveitem a chegada do outono para se relembrarem das maravilhas que o tempo mais frio trás: 

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Aqueles convivios que passam do café para as casas dos amigos porque é mais quentinho, há lareiras (começem a limpar as vossas que o frio está a chegar, espero eu!). 

Aqueles serões em casa com a familia a ver filmes aos domingos à tarde! Começar a limpar o pó ao Monopoly, ao Pictonary e etc que nesta altura é espetacular juntar o pessoal no quentinho e jogar estes jogos! Cá em casa o pessoal leva o monopólio tão a sério que dariam verdadeiros bussiness mens!! E claro, nunca falta o Poker cá em casa xD 

Aquela altura em que já apetece os looks com as botas, os gorros!! Que vontade de ir ao guarda fatos buscar esta roupa quentinha, fofinha e que permite uns looks bem mais elaborados que no verão! (na minha opiniao, claro) 

Começar a planear o batom-chave do vosso Autumn Look! 

Cuidem da vossa beleza, da vossa pele (que deve recuperar bem depois de tanto sol!), revirem o armário para os vossos looks de outono, os cardigans, as malas mais cozy, mudar o perfume para uma coisa mais doce e quente. Tanto a fazer que não dá tempo à astenia outonal de nos atacar por muito tempo!! 

Claro que ainda falta a vossa casa, as mantinhas mais quentinhas, os tons mais quentes e outonais... tanta mudança boa! Já sinto a energia a florir novamente só com a escrita deste post!

Não acham? 

Só resta aquele clichê'zinho... 

Welcome Autumn! 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O que não deve ter no quarto

Sempre que chega a altura da semana de "arrumar" a nossa casa apetece sempre mudar ou acrescentar alguma coisa. 

No post de hoje vamos tentar pensar ao contrário e eliminar alguns objetos que não são bons ou práticos para termos no nosso quarto. 

O quarto é a divisão mais privada da nossa casa. Ele deve estar sempre arrumado, limpo e cheio de boas energias. É lá que repousamos o corpo e a mente e tudo à nossa volta deve ser harmonioso. 

Se tem estes items no seu quarto pense numas mudanças para beneficiar de maior introspecção, leveza e calma no seu espaço de descanço. 

 

Computador (work in home, not in your bedroom) 

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 Se costumam trazer trabalho para casa não o levem para o vosso quarto! Deixeim os aparelhos na sala ou no escritório e esqueçam que no vosso quarto existem tomadas para carregar os aparelhos! Estar no quatro com smartphones, tablets e computadores é prejudicial mas acho que não estou a contar nada de novo. As luzes que são emitidas pela tela diminuem a produção de melatonina (hormona responsável pela sensação de sono) e acabam por destruir o vosso processo de relaxamento, descanso e o sono. Quando forem dormir, vão mesmo dormir. Se querem um mini-serão para chegar o sono acompanhem-se de um livro ou uma revista e depois durmam. O cerebro vai acalmar-se e a noite de sono será melhor.

 

Animais de estimação 

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Há quem defenda que não devemos ter animais nos quartos pelas razões obvias de doenças que podem trazer de fora, pêlos desagradáveis e sujidade. Mas eu não posso negar a maravilha que é ter o meu gatinho aos pés e acordar com ele. Convém não descuidar na limpeza dos têxteis do quarto quando o partilham com os vossos amiguinhos de quatro patas. 

Uma outra questão comum é acordr pelo menos uma vez devido a eles, o que não fará bem ao vosso sono! Como o meu gatinho é silencioso e quetinho e isso não me acontece. 

 

Alimentos e Snacks 

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  Não devemos misturar as divisões da casa pois cada uma tem a sua função. Assim como não levamos comida para a casa de banho também não o devemos fazer no quarto. Vamos criar sujidade desnecessária e incomodativa. O quarto vai ficar desarmonioso e sujo, o que não atrai lá muito boas energias (segundo o Feng Shui). Se levarem continuamente comida para o quarto o cerebro vai habituar-se a chegar ao quatro e "querer" comida. Vai ficar confuso e não vai querer dormir sem primeiro comer ou petiscar qualquer coisa. 

 

Móveis e outros objetos pontiagudos 

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No quarto quanto menos mobiliário melhor! Reduza nos objetos e adornos espalhados pelo quarto pois quanto mais "tralha" mais inquientante e barulhento fica o vosso quarto. Escolham o que realmente é importante ficar no quarto e o restante eliminem. No meu quarto apenas existem duas mesinhas de cabeceira e apenas uma tem um candeiro de mesa. A comoda tem apenas duas caixas com a bijuteria do meu dia a dia e nada mais. A cama é simples e quadrada, não há riscos de torcer o dedo mindinho e chorar até de manhã!

Less is more é mesmo o dogma a seguir quando se trata da arrumação do quatro. 

 

 Imagens e/ou Quadros tristes e violentos 

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 Como já perceberam o quarto deve ser o nosso pequeno refugio, o nosso santuário onde queremos desligar do mundo e recarregar baterias para acordamos frescos, renovados e prontos para enfrentar um novo dia! Assim também não faz sentido afixar nas paredes do vosso quarto "arte" deprimente, triste e até violenta. Optem por colocar umas fotografias felizes de alturas boas na vossa vida. Um quadro dos vossos filhos, um desenho, ... ou imagens que ativem a vossa energia positiva!

 

Têxteis Escuros

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Não sei se é uma coisa verdadeira mas o preto ou as cores mais escuras baralham a corrente de energia positiva. 

Quando utilizados num quarto podem levar a pessoa a sentir-se mais deprimida (segundo o Feng Shui) mas poderei dizer que dependendo da pessoa em questão as cores mais escuras podem também trazer alguma paz e alguma calma. Os cinzentos são cores muito procuradas para quartos, so... no sure if this is a rule!

Nos texteis considero que o essencial é criarem harmoniosamente uma boa cama, com boas cores (podem relver o meu post Sabes fazer a cama?) e terão boas dicas para um quarto harmonioso e chamativo a dormir um belo sono de beleza!

 

Essencialmente devemos esvaziar o quarto das coisas que nos atrapalham a energia e o descanso. Não devemos acumular roupa suja, devemos deixar o calçado do lado de fora. Pensem no quarto como um templo que deve estar sempre limpo puro e com um bom ambiente. Visualmente a harmonia da cor e dos objetos é também bastante importante e não misturem muitas cores pois isso reflete-se no cerebro como unicamente barulho! 

Limpem o vosso quarto e durmam um sono renovador.