Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

another design blogg'irl

another design blogg'irl

Assedio no trabalho - tip alert !?

Este é um tema para o qual todos vimos sendo sensibilizados - o assédio no trabalho.

aaaaaa.jpg

 

 O governo alterou recentemente o Código do Trabalho, Código de Processo de Trabalho e Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas pela Lei 73/2017, de 16 de agosto, visando o reforço da prevenção e do combate à prática de assédio no setor privado e na administração pública.

Assim sendo as empresas com 7 ou mais trabalhadores são obrigadas a dispor, a partir da referida data, de código de boa conduta para a prevenção e combate ao assédio no trabalho, incorrendo em contraordenação grave se o não fizer.

Ora este código de boa conduta traduz -se em quê? * Basicamente em tudo o que ofenda física e verbalmente o trabalhador, no seu local de trabalho. 

Em muitas empresas este assédio é de caráter sexual pois é um abuso à intimidade do trabalhador e casos destes nao devem ser ignorados e sim divulgados. 

Noutras empresas este assédio é feito verbal e ofensivamente e não podem de igual forma ser tolerados. 

Não estamos mais no tempo dos gritos, dos berros, dos "seu burro" e "seu estúpido".

Chega!

Todos devemos trabalhar no duro e cumprir as nossas funções, se mesmo assim não servirmos então o despedimento está à vista. O empregador não pode de alguma forma insultar e faltar ao respeito a nenhum trabalhador. Sob pena de sofrer uma queixa por assedio no trabalho. 

A indústria está dura para todos mas nada justifica agressividade, insulto e desrespeito. 

Achei por bem trazer este tópico ao blog pois acredito que imensas pessoas sofrem de assédio no trabalho e se calhar nem se dão conta disso. 

Estejam atentos e sejam profissionais. Se a empresa não vos satisfaz mudem, não sejam "um arrasto" para a empresa onde nem sequer são felizes! 

Se a empresa vos da valor, valorizem também a empresa. Se não dá valor, andor violeta! Não faltam oportunidades no mercado para crescer... E mais! Digam basta! Chega! Não tolerem desrespeito físico e moral! Não deixem passar porque "se calhar foi apenas aquela vez" porque não vai ser. Trabalhem sempre motivados, porque quando a motivação acaba, meus amigos, o vosso lugar na empresa acabou também. Não dá para trabalham sem motivação. Não dá mesmo!

Aos empregadores, também algumas palavras: valorizem os trabalhadores, as vossas equipas. Se os trabalhadores erram, fazem asneiras...  corrijam, repreendam mas sempre com respeito pois só não erra quem não trabalha! Todos remamos para o mesmo lado e todos tentamos dar o nosso melhor, todos os dias. Se esse melhor não chega então é melhor rever as prioridades quer do empregador, quer do empregado. 

 

A tolerância nunca pode ser zero! Não somos maquinas, somos pessoas! 

 

Se és vitima, impõe -te!