Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

another design blogg'irl

another design blogg'irl

Bloqueios criativos - tip alert?!

Boas pessoal, 

e aqueles bloqueios criativos que surgem sempre que não é preciso!? Aqui deixo umas dicas do que podem e devem fazer para deixarem fluir o cérebro que às vezes coitadinho dá um nó! 

 

first tip: Listen to Music! 

Pois é quando começarem a sentir que "não vos saí nada" parem e liguem o youtube ou o spotify numa playlist que gostem de ouvir para relaxar. Não vou vou dar a minha lista (ficará para outro post)... Ouças musica que desbloqueia o cerebro pois relaxa-o, deixa-o mais calmo e mais apto a focar-se no que importa. Extrair a ideia! 

listen to music.PNG

 

2nd tip: visit inspirational sites 

Este blog tem informação sobre isso nos meus post design - graffiti | design - books - magazines sempre guardados nos favoritos. Quando bloqueio. Sintonizo-me com musica e percorro alguns sites, automaticamente o cérebro faz novas associações e tenta com elas solucionar o problema, mais uma vez fazer "sair a ideia".  

brain.PNG

 

(retrieved from trendland) 

 

3rd tip: Start drawing, just START 

Não podemos simplesmente olhar a folha em branco do nosso illustrator ou do nosso photoshop, ouvir os backstreet boys e esperar que a ideia apareça no papel. É preciso começar a desenhar, começar a traçar as ideias. Mesmo que más ou que não vão funcionar essas serão o ponto de partida para o desbloquear do cérebro. Eu sei que é frustante estar a desenhar e a pensar "não é isto que eu quero", "não estou a gostar" e afins... mas essas ideias vão gerar a ideia final. Pois ela é construída aos poucos, montada a partir de vários "não" do processo criativo. 

draw.jpg

fourth tip: Organize concept and ideas 

Para evitar bloqueios é muito importante perceber o conceito e o trabalho que tem de ser feito. Depois é necessário organizar em mapas de conceitos e diagramas, as ideias principais e as palavras-chave. Permitindo que seja rápida a visualização do que é pretendido e o que estamos a desenvolver. Podem sempre complementar os mapas de conceitos com post-its com cores diferentes para chamadas de atenção, como faço no tabalho. Utilio post-its com cores diferentes marcadores e fluorescentes para que o mapa fique mais apelativo à vossa própria visualização. 

concept maps.jpg

 

fifth tip: change ideas with your design team our your client 

Às vezes parte do bloqueio está na falta de informação sobre determinado projeto. Quando nos passam pouca informação é dificil estrapular ideias e pior, acertar no que é pedido para ser feito. 

Por isso é imperativo trocar ideias com a vossa equipa de design sempre que estão a criar, e com o vosso cliente. Ou pelos menos pedir-lhe toda a informação, ideias, vontades e desejos que ele quer projetar e que nós, designers devemos por no papel e dar andamento para produção/execução.  

design team.jpg

extra-tip: Drink Coffee

É assim o café é sempre aquela soluçãozinha para tudo e mais alguma coisa no trabalho.

"ah e tal, bloquei" - café!

"ah e tal, há três horas que estou neste desenho" - café 

"ah e tal o conceito está bem mas as cores esão todas feias" - CAFEEEEE 

"ah e tal não gosto de nenhum, vê esta imagem da internet que é bonita e faz igual" - CAFE! 

cofee.jpg

O café ajuda. Mas não fiquem tipo coffeeaddicted! Please :) 

Os bloqueios acontecem a todos e nunca, nunca acontecem em boa altura! xD É importante não "panicar" nem "pirar". Relaxem, façam uma pausa tomem um cafézinho e ouçam a vossa música. Seja ela um Quim barreiros ou um Bach... ouçam o que vos relaxa a mente. ;)