Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

another design blogg'irl

another design blogg'irl

Dom | 20.05.18

Como planear a vida - tip alert?!

ctigredesign

É fácil planear a vida certo? Errado! 

É fácil planear o próximo mês certo? Errado! 

É fácil planear a próxima semana certo? Errado! 

288e3a344261117eb6e7e8c6a26473ba.jpg

Tudo errado.

Aprendi que por mais que eu faça planos a vida é que manda. Não adianta planear muito porque "shit just gonna happen"  e temos que lidar o melhor que podemos com isso. Por isso eu deixo-vos aqui umas dicas de como lido com os milhentos imprevistos que a vida tem tido o gosto de me dar! 

*****

EXPECTATIVA: Vou conseguir pagar todas as contas e o emprestimo e ainda poupar x% do meu salário! uau, a vida é mesmo fácil! 

REALIDADE: Tenho um acidente de carro, o carro vai para a sucata. Com a poupança compro outro carro e ainda tenho que pagar os danos na via (coitadinha da estrada, ficou toda f**dida!) 

Não adianta neh? Não deu para poupar... mas pelo menos consegui pagar um carro para não andar a pé! e há sempre próximos salários para se poder começar a juntar outra vez as moedinhas... Eu já desesperei atenção! mas as lamurias não me pagarm as contas xD se não há mais nada que possam fazer e só resta pagar, ops! Lá vai ter de ser. Mas podia ter sido pior, então é melhor tentar manter a positividade!! 

**

EXPECTATIVA: Vou sair da universidade, arranjar um emprego espetacular, vou ser super bem paga porque sou licenciada e tenho mestrado. Vão adorar o meu trabalho... Uau, mal posso esperar para trabalhar!! 

REALIDADE: Já vou para o meu (novo!) 3º trabalho. No primeiro "ah e tal que ainda és estagiária" e no segundo "ah e tal não podemos dar-te aumentos, ah e tal és a responsável de mil e quinhentas merdas mas ainda não estás no ponto" ... bullshit! E acabamos no "I Hate Mondays!"

 

assim sendo mais vale: 

 

Abandonar a atitude derrotista: não vale a pena nos vitimizarmos e queixar! Eu sei, é bem mais fácil, mas não resolve nada!! É ir à luta, assumir, mudar! Não ficar quieto. É para sair, saimos. É para pagar, pagamos. E por aí fora. O que está, está neh?! Não há volta a dar. Temos que enfrentar a vida. 

 

reclamar-menos1.jpg

 

 

Aprender a ver o positivo em qualquer negativo: Por incrível que pareça há sempre alguma coisa de bom, no meio de tantas coisas más que às vezes parece que escolhem vir todas ao mesmo tempo. Mas pensem sempre que "podia ter acontecido pior", "podias ter ficado magoada", e é verdade. Temos que ver o "bom" da coisa. Tive um acidente e fiquei sem carro, mas não tive um arranhão! E permitiu com que podesse continuar a trabalhar sem qualquer entrave. Fiquei sem o carro sim, mas apanhava boleia todos os dias com o meu Joelinho <3 e vimos que as adversidades nos juntam ainda mais! See the bright side people! Confesso que nem semrpe é fácil, mas é um ensimamento e um compromisso diário a nós mesmos. Encontrar sempre algo positivo! 

387683_302756773098279_163189070388384_944800_1254

 

 

Organizar o dia-a-dia: É dificil planear, mas é fácil organizar! Temos que sempre conseguir organizar o nosso dia de forma a tirarmos o máximo proveito dele. Poupamos dessa forma sabiam? Gerir as horas do nosso dia é imprescindível para mim, que trabalho, dou explicações e ainda fazia freelancer numa marca de vestuário de homem. Giram bem o vosso dia para manterem pelo menos alguma organização palpável. 

 

Nunca esquecer ou passar uma data: Aprendi da maneira mais dura que nunca nos podemos esquecer de pagar ao banco, ao seguro, a vodafone, a meo, a edp, a agua, ao padeiro!! Não adiem as vossas contas e os vossos pagamentos, pois daí só vem m**da!  Atrasos que dão multas! Atrasos que dão incumprimentos e dores de cabeça. Nunca se atrasem! Criem o vosso guia financeiro e marquem as datas importantes: Imposto Unico Circulação, Inspeção, Seguros, Prestações e essa carrada de tralha financeira que todos, de uma maneira ou de outra, temos. 

Calendário-Ardósia-B_20141119150228_201412101506 

 

Ter um porquinho: Tenham sempre um porquinho mealheiro ou uma latinha porque todas as moedinhas soltas que andam pelas carteiras são sempre um pequenino extra, que no final de um ano permite amealhar para um miminho, um fim de semana fora, para as prendas de natal... poupam (pouquinho de cada vez) mas poupam! trust me!

 

MO8132nMOB.jpg 

 

Identificar possíveis situações perigosas: Planear a vida é impossível, mas é possível prever algumas situações e ir preparando soluções. Uma pessoa prevenida dificilmente apanha surpresas desagradáveis por isso sempre que consigam poupem. Avaliem situações de risco e resolvam. Por exemplo: o carro está a precisar de manutenção mas vocês adiam.. e adiam... provavelmente se continuarem a adiar o carro vai sofrar uma avaria maior e mais dificil é de resolver a situação! Sinalizem sempre possíveis situações destas. 

 

Acreditar que amanhã será melhor: Este mantra é um mandamento diário. Ao deitar pensarmos sempre, amanhã será um dia melhor. Porque se sobrevivemos até agora, amanhã também sobrevivemos! Por pior que sejam as situações, tendo a familia  e os amigos ao nosso lado, a dificuldade e os problemas doem menos, resolvem-se melhor e se não for mais rimos melhor! 

 

file.jpg

 

Por isso minhas pessoas, vamos tentar sobreviver a mais um dia!! 

 

 

 

 

 

4 comentários

Comentar post