Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

another design blogg'irl

another design blogg'irl

Como ser bom designer?! - tip alert!

 

23755172_1651423468253553_1811019184071842699_n.jp

Aqui há dias encontrei-me com uma amiga que me pedia conselhos para poder mudar de trabalho. É designer mas, como tantos nós (não eu) é mal interpretada e desvalorizada no seu trabalho. E para os novos designers que andam em pulgas para "criar e desenhar" aqui vão umas dicas do que exijem de nós e do que aí vem:

 

1* aqui não há estilistas pessoal! Designer é aquela pessoa que (nas nossas empresas texteis, calçado e related) apresenta as coleções, escolhe os materiais e as cores (uau que fixe!) - not so fast - as coleções devem ser "normais" entendem?! Tudo vestível, ok? Tudo vendável, conceitos sólidos e realistas adequados ao cliente para o qual trabalham. Não façam o xpto dos vestidos quando o cliente só vos compra calções! (eu sei, foi extremista, mas foi para perceberem).

2* o designer é a base da empresa Acreditem que quando fazem "bom" design e compreendem as exigências da empresa e do mercado vocês serão o pilar a empresa. Decidem cores, materiais, padrões, cortes, fios, acabamentos, confeções... quem manda afinal? :) Mas para chegar a este patamar, os designers nas empresas devem ir ao fundo. Ao fundo da produção, da confeção, do planemaneto - perceber toda a cadeira, todos os passos. Tenham curiosidade e tentem aprender tudo o que se passa na empresa. Não sejam só "o que desenha". Sejam o que a empresa precisa, o pilar de orientação.

3* sejam o 112 do departamento de vendas|comercialNuma empresa as equipas são compostas por vocês + tecnicos + eng. texteis e de produção + encarregados + comerciais + gerencia (qualquer coisa assim) e vocês devem ser o braço direito dos vossos comerciais - quem vende o que vocês fazem!Sejam o braço direito e o esquerdo! Expliquem os conceitos, expliquem as ideias... porque não basta fazer bonito, é preciso vender bonito! e vender MUITO!

4* pressão - - stress - horas extra - horas extra extra designers nasceram para viverem sobre pressão no trabalho. Habituem-se, preparem-se mas não vai ser fácil ... nesta indústria "é só malucos!" Tomem café - Respirem café - Durma com café ... a vida será mais fácil.mudando de emprego, mudam as caras e as equipas mas a ladainha é a mesma, acreditem. Não há trabalhos perfeitos xD

Mas se mesmo assim se inclinarem a mudar façam:*uma carta de apresentação honesta (não usem a carta de apresentação modelo da net!) expliquem as vossas ambições, mostrem o que gostam de fazer, no que são bons. Vendam-se mas de uma forma segura de que serão uma mais valia na próxima empresa.

* curriculo cv (todo kittado ou o normal europass) a escolha é vossa... mas lembrem-se sempre LESS IS MORE ok? Não peencham o curriculo como se estivessem a preencher a lista do que fizeram antes de morrer!! curtos - claros - determinados!

* portfolio digital - atualmente mais fácil que ter um porfolio online é fazer um blog!! ahahha usem dominios gratuitos, como wix, wordpress e exponham de forma organizada o vosso trabalho e enviem em link, junto com o cv e a carta de apresentação. Bem escrito e seguro e a entrevista está no papo!

*entrevista - na entrevista não se aperaltem demasiado! be you please! não vão de salto alto quando no dia a dia vocês não abandonam as vossas vans! Sejam cativantes nas vossas palavras, seguros quando vos perguntam... nao tenham medo de falar o que realmente acham... porque os patrões ou os RH estão a espera de sinceridade da vossa parte - um conselho - sejam sinceros. vê-se a milhas quando a pessoa se está a "esforçar demasiado".

se precisarem de ajuda (não é que eu seja o suprasumo de nada, mas se precisarem) contactem.a quem como nós, se encontra a trabalhar (e extra, extra, extra, extra hours) stay srong people!!