Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

another design blogg'irl

sobre design, design & design.Também um bocadinho do daily-struggle da minha vida. mas maioritariamente design!

another design blogg'irl

sobre design, design & design.Também um bocadinho do daily-struggle da minha vida. mas maioritariamente design!

Feng Shui - Parte 1 - Conhecer

Muito se fala sobre o Feng Shui, virou moda e eu própria sou fã (aplico algumas coisas em casa, mesmo sem saber que se relacionam com esta arte). Decidi aprofundar as minhas pesquisas nesta matéria. Li bastantes artigos, bastantes sites diferentes com teorias distintas... mas tentei aqui resumir parte do que eu acredito ser "verdadeiro". Claro que entramos aqui um bocadinho no campo subjetivo ... muitos poderão considerar certas práticas da metodologia Feng Shui sem sentido absolutamente nenhum! 

Vamos então perceber do que se trata o Feng Shui. 

Originária da China, esta arte (diz-se) existe há pelo menos três mil anos e estuda a influência que o espaço à nossa volta tem na nossa vida e no nosso bem-estar através da análise dos locais onde vivemos e trabalhamos. Baseia-se na cosmologia oriental e no princípio de que existem duas formas antagónicas do céu e da terra: Yin e Yang. Relaciona-se com a forma como a energia (Chi) flui pelo espaço que nos rodeia e interage com o campo energético do ser humano. 

bcd21c45bj55e43242ab3676d027991df.jpg

Muito simplificadamente o Feng Shui preocupa-se com a disposição das coisas na nossa casa/trabalho, as cores usadas em cada divisão, a orientação e localização da nossa casa e diz-nos como podemos fazer algumas alterações para deixarmos a "energia positiva fluir melhor". 

Segundo a Escola Feng Shui as práticas desta arte têm sido integradas na nossa sociedade moderna dadas as mudanças reais que acontecem na vida das pessoas. 

Atualmente duas correntes se distinguem: Feng Shui clássico e o Feng Shui contemporâneo.

Feng Shui Clássico - É caraterizado por um sistema de linhagens, onde a arte e a prática do feng shui é passada do mestre para o aluno, ao longo das várias gerações. São traçados mapas energéticos do espaço (casa ou trabalho) considerando a orientação, as formas exteriores com auxilio de uma bussola (na china, a Luo Pan).  São analisadas as caraterísticas da casa (se está no final de uma rua, se a porta está virada para norte, ...) e são efetuadas alterações e "curas" para melhorar, potenciar e ativar a energia Chi na habitação. 

Feng Shui Contemporâneo -  Originou-se com o monge Lin Yun, que emigrou para os EUA e simplificou/modernizou a arte milenar para a tentar introduzir na sociedade americana. Assim o método criado consiste na divisão da casa em oito partes, cada uma com um significado. 

Cinco elementos potenciam a energia na nossa casa:

  • Madeira (com a cor verde, simboliza a primavera); 
  • Fogo (com a cor vermelho, simboliza o verão);
  • Terra (o amarelo e o laranja representam o sol e os seus raios sobre a Terra. Representam o fim do verão) 
  • Metal (com a cor branco e representa o outono); 
  • Àgua (com a cor azul e simboliza o inverno)

Vamos ao lado prático da "coisa" e como começar a aplicar esta arte para atrair boas energias a nossa casa e ao nosso trabalho. 

 

A entrada principal da casa é também o ponto de entrada da energia Chi. É importante termos muita atenção a esta àrea. Apresentar um jardim com plantas (Alecrim, espada de São Jorge, arruda, violetas, "arvore da felicidade", lavanda, lirio-da-paz), criar um ambiente natural e bem cuidado para atrair a energia para dentro da nossa casa. 

Uma vez que a "energia" entra devemos desobstruir tudo que a impeça de fluir pela casa. 

Podem procurar pela net como identificar na vossa casa os Ba guás (ou seja, quais os espaços da vossa casa que representam o quê, qual o seu elemento e cor e como podem potenciar a energia nesses locais). 

casa-claudia-setembro-feng-shui-bagua-152-01.jpeg

 

Tentando explicar como pegar nesta imagem e aplicar: 

É um octógono baguá, constituído pelos oito trigramas básicos que representam as áreas da nossa vida e como se relacionam com os cinco elementos e os espaços da casa.

O baguá deve ser alinhado à parede onde está a porta de entrada da casa. A porta em si poderá estar no guá da espiritualidade, trabalho ou amigos. Encontrado este ponto, é só seguir a sequência dos guás.

E depois? 

Procuramos o que podemos fazer para potenciar determinada àrea. 

(estão a gostar?)

Vamos no próximo post dar aquelas dicas básicas, segundo váaaarios sites que andei a pesquisar. 

Reuni um conjunto/resumo do que fazer/não fazer para melhorar a energia Chi na vossa casa. 

 

 

 



Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.