Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

another design blogg'irl

another design blogg'irl

Sex | 29.06.18

Guimarães Home Fashion Week in Review

ctigredesign

Nesta semana que passou o trabalho foi tanto que o meu blog acaba sempre por sofrer... 

Bem esta semana, aqui em Guimarães aconteceu mais uma edição da feira Guimarães Home Fashion Week, na Pousada de Sta. Marinha. 

ghfw2018-small.png

 

Foram duas estreias! 

Uma com a minha nova empresa, a Rosacel Home Textiles e outra porque nunca tinha participado nesta exposição. 

A feira consiste basicamente na exposição dos nossos produtos num quarto. Cada empresa do setor tem um quarto para si e os clientes visitam os quartos que acharem que devem. É uma ideia bastante gira e que trouxe a Guimarães compradores dos quatro cantos do mundo!  a organização ficou a cargo da Home from Portugal

36294279_1894319040630660_6773712107864064000_n.jp36251073_1894319323963965_8731306640298475520_n.jp

O nosso quarto, o 515 fazia vizinhança com outros quartos da concorrência direta mas ao contrário do que eu pensava a "concorrência" é conversadora, simpática e muito amigável. Ninguém me deitou olhos maus, ninguém "invejou" o nosso espaço... todos estavamos lá para o mesmo (vender) é certo, mas todos em trabalho e o mundo é grande, cheio de clientes chegam para todos! 

Estavam lá muito boas exposições... LASA, JFAlmeida, Mi Casa es Tu Casa, Texteis DA, Sorema, ... mesmo de encantar :) Todos os expositores estão de parabéns! Não vi todos, mas vi bastantes e estava tudo muito top! Qualidade à português mesmo! 

Conheci imensa gente da "concorrência".

Conheci os seus stands, os seus produtos e os seus vendedores e designers e foi uma experiência por deveras tão enriquecedora! Ninguém se mostrou desconfiado ou intimidado e foram super abertos à conversa. Relações profissionais mesmo! Aprendi muito. 

A minha comercial, a Noémia, também me ensinou muito (sem ela saber)! Ela tem uma excelente relação com toda a concorrência, inclusivé tem amigos na concorrência, tem grandes amigos diria! E é super profissional na mesma! Todos perguntavam por ela para a cumprimentarem. Excelente profissional! 

Excelente ambiente também, pois encarei esta feira de dois dias de forma muito, muito diferente do que estava a espera.

Fui surpeendida pela positiva pois a concorrência não é um bicho, não é proibida de conversar, não somos fechados em quatro paredes.  Pelo contrário, podemos todos conviver, fazer negócios e não estar preocupados com o vizinho. 

 

Não há necessidade disso. Pois cada empresa tem a sua identidade, a sua maneira de trabalhar e os seus clientes. Atenção que o mesmo cliente pode comprar em várias empresas diferentes e isso é bom. E não... ninguém roubou cliente a ninguém. Muitas empresas concorrentes trabalham para o mesmo cliente só que com produtos diferentes e isso é bom. 

721efae0f94b8c5957d75ba257cbbd2b.jpg

Não roubarás. 

 

Acho que as pessoas da industria têxtil (não todas, há bons exemplos) devem aprender como poderão ser melhores seres humanos.

 

Numa reunião de preparação para a heimtextil 2019 fiquei um bocadinho parva com a estupidez de alguns empresários do nosso setor (texteis-lar e artigos texteis para a casa) porque não queriam ficar ao lado de empresas mais pequenas, portuguesas. Queriamestar mais diferenciados, cotados como "OS GRANDES DE PORTUGAL" e essa foi a maior barbaridade que já ouvi nos ultimos tempos! 

Esta mentalidade é muito retrogada, muito pequena e não trás frutos a longo prazo. 

 

Se os empresários da textil se preocupassem menos com o vizinho e mais com a sua própria empresa e como fazê-la crescer não haveria tempo para pensar nos vizinhos!! Cada empresa é uma empresa única e ninguém deve achar que as empresas portuguesas mais pequenas não tem prestigio! Ou que as empresas grandes são as melhores. 

identity.png

 

 Há uma coisa chamada IDENTIDADE e esta é aquilo que define a empresa. Nenhum cliente deixa uma empresa com identidade. Com principios, com ética profissional. Que é cumpridora de prazos, correta nos preços, presta um bom serviço. Acreditem, clientes não olham só aos preços... e as empresas deviam empenhar-se por serem melhores constantemente (mas não à custa do prejúrio das outras). Vocês são bons quando praticam o bem, são competitivos, apresentam novidades e cuidam do vosso jardim (os vossos clientes) sejam de anos ou de dias... cuidem que eles não fogem para outros. E o mundo é uma oportunidade gigante! Os mercados para serem explorados são tão amplos, carecem de trabalho, carecem do empenho das vossas empresas. Dos vossos comerciais. Dos vossos gestores.  

Não há qualquer interesse em trabalhar com cliente xpto só porque o quim trabalha também! LOL! Não... interessa pesquisar clientes distintos, à volta do mundo. 

Não interessa vender um tecido xtpy se o vizinho também o vende.... para quê? Não há criatividade que chegue para inventar coisas novas? Há, pois claro! 

Assim o vi no Guimarães Home Fashion Week. Os "vizinhos", a "concorrência" cheia de coisas fabulosas, conceitos diferentes, ideias diferentes e não senti necessidade nenhuma de copiar nadinha... cada empresa tem a sua andança, a sua produção e os seus departamentos comerciais e de desenvolvimento e sempre surgirão coisas novas sem nenhuma necessidade de copiar o que quer que seja aos outros. 

Não estamos aqui para nos prejudicarmos mutuamente. Não... quem assim o pensa, pensa errado. 

Ninguém quer o que os outros já vendem! Se todos andarem com sapatilhas azuis eu não quero umas sapatilhas azuis, quero umas brancas! 

Se todos vendemos colchas e mantas a decisão é dos clientes. Façam o vosso melhor sempre, que os frutos também serão melhores. 

Não podemos acordar e influenciar o nosso trabalho com o trabalho dos vizinhos. Não é preciso, e sinceramente os vizinhos tão "nem aí"   

 

Estou a aprender cada vez mais!