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another design blogg'irl

sobre design, design & design.Também um bocadinho do daily-struggle da minha vida. mas maioritariamente design!

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H&M CONSCIOUS EXCLUSIVE COLLECTION

Hoje falamos da moda sustentável e da nova conscious collection da H&M, repleta de novas fibras amigas do ambiente. 

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A primeira fibra da coleção exclusiva CONSCIOUS que a marca suéca nos apresenta é uma espuma proveniente de algas. É verdade! Uma espuma que utilizam para calçado. A tendência para a utilização de fibras naturais (não convencionais) tem vindo a crescer bastante e as requisições e exigências de mercado tem ajudado as empresas a cimentar estes novos materiais e a lançar produtos mais amigos do ambiente. 

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A segunda fibra desta nova coleção é a fibra de ananás (ou melhor da folha do ananás). 

As fibras da folha do ananás (PALF - pineapple leaf fiber) são compostas por 46-60% de celulose que lhe confere as suas propriedades têxteis e é capaz de se misturar com juta, algodão, rami e com outras fibras sintéticas. São fibras biodegradáveis e tem um processo produtivo com baixo consumo energético. 

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Segurem-se pessoal, porque a próxima é mesmo boa! Fibra de Laranja! 

A fibra de laranja é produzida através da casca da laranja (e de outros frutos cítricos) que é depois aproveitada para aplicações diversas como o vestuário! Quem já tinha utilizado esta fibra, em 2017 foi Salvatore Ferragamo. 

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Legenda: Coleção Salvatore Ferragamo (mais...)

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Seda Orgânica - WOW! Esta até para mim é nova! Que me dizem... bichinhos da seda a serem bem tratados? Nada disso... a seda orgânica diz-se orgânica porque as folhas e outras plantas que alimentam os bichinhos da seda são livres de pesticidas e outros químicos sendo que assim a seda produzida pode ser chamada de orgânica. 

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A coleção CONSCIOUS da H&M tem várias outras fibras sustentáveis e peças bem mais acessíveis ao consumidor comum (uma vez que esta coleção - Exclusive Conscious - tem valores um pouco mais elevados do que o geral da H&M). Esta coleção capsula distingue-se da conscious do resto do ano, pois sempre podemos encontrar peças conscious em qualquer loja e conceito da marca, seja verão ou inverno. 

A Conscious chega-nos (nas lojas h&mdas nossas cidades) com peças com: 

A fibra de Lyocell - talvez a fibra mais "in" do momento. Até eu já tenho camisas com lyocell e adoro! Uma fibra que oferece um toque macio, leve e que é produzida com base celulósica (celulose) e assim, 100% biodegradável. É uma fibra que já está no mercado há algum tempo e no vestuário teve uma excelente aceitação. 

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Algodão Orgânico - que dispensa apresentações e que não me permite alongar muito sobre a sua produção, que é "mais amiga do ambiente" e "livre de pesticidas". Esta nova forma de produção do algodão tem sido um tema polémico e debatido mundialmente pela especificação que acarreta mas vamos acreditar que sim, compramos algodão orgânico e amigo do ambiente. A H&M tem toda uma coleção de orgânicos nos mais diferentes departamentos de moda, mas meu favorito é a coleção de básicos de bebé e criança. 

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Poliéster reciclado - outra fibra super na moda e amiga do ambiente é a fibra de poliéster reciclado que não é mais do que o apoveitamento do plástico utilizado, reutilizando-os e produzindo fibra novamente. Existem várias marcas comerciais para este fio reciclado (que é proveniente de garrafas de plástico, de vários plásticos e até de plásticos encontrados apenas no mar). Tudo vai dar ao mesmo que é - reciclar as toneladas de plástico que todos os dias são descartadas para o lixo. 

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Para encontrarem peças CONSCIOUS basta estarem atentos à etiqueta verde que acompanha as peças. Habituem-se a olhar as composições das vossas peças e aproveitem para adquirir peças "amigas do ambiente" que não existem só na H&M mas em várias outras lojas. Sejam elas de Poliester reciclado ou lyocell é sempre bom saber (ou pelo menos assim acredito) que contribuimos para um conceito mais verde e menos prejudicial ao planeta.  

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A marca tem vindo a reforçar a sua "Cara Verde" e o seu empenho com o ambiente e o planeta com várias campanhas para reaproveitamento de roupas velhas (que podem ser entregues nas lojas e em troca recebemos um valor desconto de 5€), com anuncios publicitários e campanhas conscious. Existe ainda a H&M CONSCIOUS FOUNDATION (visitar website) que vai fazendo iniciativas anualmente para ajudar o meio ambiente. Existem vários slogans que a marca vai publicitando que fazem muito sentido e que deviam estar gravados na nossa mente! 

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Usa-o. Ama-o. Então, por favor, devolve. (campanha do vale dos 5€)

 

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Não deixes que a moda seja um desperdicio 

 

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Juntos podemos fechar o ciclo

 

Sejamos menos consumistas e mais responsáveis no processo de compra. 

Info: todas as fotos do post são do website da H&M (visitar website) exceptuando claro a referência à coleção de Salvatore Ferragamo, que podem encontrar o link, junto da imagem. 

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