Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

another design blogg'irl

sobre design, design & design.Também um bocadinho do daily-struggle da minha vida. mas maioritariamente design!

another design blogg'irl

sobre design, design & design.Também um bocadinho do daily-struggle da minha vida. mas maioritariamente design!

29.04.19

Home Decor - Retro Style


ctigredesign

Hoje vamos explorar o estilo retro nas casas modernas. Existem muitas casas com ambientes que parece que nos fazem viajar ao passado. 

sed2.jpgsed.jpg

O estilo retrô (que muitas vezes se confunde com estilo vintage) é caraterizado por objetos, eletrodomésticos e móveis atuais que foram produzidos com a aparência e o estilo de antigamente. No fundo são re-interpretações do passado. O vintage não!

As peças e objetos vintage pertenceram ao passado e conseguiram chegar aos dias de hoje. As peças foram realmente produzidas e utilizadas em épocas passadas (mais precisamente entre os anos 20 e os anos 80) e por obra de bom uso ou sabe-se lá o quê, essas peças sobreviveram até aos dias de hoje. 

Na decoração estilo retro objetos antigos e atuais/modernos combinam-se  no mesmo espaço. Se procuramos uma decoração vintage é bem mais dificil de conseguir pois todas as peças terão de ser originárias de épocas passadas e utilizadas no mesmo espaço. Vamos claro, debater ideias sobre a decoração retro e objetos chave para mixar o contemporâneo com o retro. 

Para iniciar terei que mencionar os frigorificos e outros eletrodomésticos caraterizados à "retro" pois estão muito na moda e são fáceis de encontrar... até numa simples worten tem imensos eletrodomésticos neste estilo. 

RET.PNG

retro5.jpg

Se combinarmos os eletrodomésticos com uns padrões aos quadrados no chão ficamos com um ambiente da casa saido de outros tempos mesmo (ou dos states, porque lá metade dos sitios está assim decorado). As cores também são importantes na conjugação. Como veremos nas próximas imagens de inspiração que selecionei. 

pcha.PNG

pcha2.PNG

re21.PNG

sdesde.PNG

As cores como sabemos contribuem muito para transmitirmos o que pretendemos em casa, na decoração. O estilo retro, dependendo da época que mais querem retratar em casa tem várias combinações que passam pelos tons pasteis aos mais garridos. Deixo aqui algumas paletas: 

retro-mood-1.PNG

retro-mood-2.PNG

retro-mood-3.PNG

(uma observação: Uma das coisas que me faz querer continuar a escrever no blog é a possibilidade de brincar no illustrator e no photoshop, para poder construir uns moods e publicar uns posts mais personalizados. É quase que um diário de bordo do que eu gosto e que muitas vezes me serve com uma ou outra imagem que me inspirou e guardei na cabeça e que "preciso" para o trabalho. Faz-me querer sempre pesquisar mais e mais sobre estes temas em que me quero especializar cada vez mais, conseguindo assim manter-me sempre "fresquinha" quando vou criar qualquer coisa. Penso que daqui a uns aninhos vou querer voltar atrás nas postagens e ver os posts que fiz e como os fiz e o que escrevi!) 

 

Conseguimos perceber que alguns pontos-chave nos relembram logo coisas antigas! As máquinas de escrever (caso tenham alguma perdida pela vossa casa ou pela dos vossos avós) resgatem! Podem restaura-la e servir-se dela na vossa decoração. Escolham as cores que combinem com as vossas decorações já presentes na vossa casa. Os mosaicos no chão, ou como papel de parede também conferem o mood. Algumas flores mais romanticas e cor-de-rosa, uma bike antiga (que provavelmente tem praí cheia de pó) fazia do vosso jardim um must-look aí da rua! E claro, o gira-discos que é uma das peças que eu me vou fazer ao piso para herdar da minha mãe (um dia). Também os móveis são super diferentes dos minimalistas de agora e tem umas linhas muito próprias. Uma sala com estes móveis, confesso que gostava de fazer cá em casa. 

Na minha casa (como é bastante antiga) tudo é um misto de novo (e simples) com velho (e trabalhado). Tenho tentado conjugar ambos, alterar as cores mas sou mais apologista de uma casa muito simples e com poucas cores.

Mas este post deixou-me mesmo inspirada.

Adorei escreve-lo! Espero que também o tenham gostado de ler/ver. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1 comentário

Comentar post