Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

another design blogg'irl

another design blogg'irl

Must-Read O Retrato de Dorian Grey

à medida que vou entrando na cena da blogosfera, outras coisas me tem sido apeteciveis a colocar no blog. 

Uma rubrica que vou ter, é sobre os livros que já li, que de alguma forma contribuiram para o alargamento dos meus conhecimentos. Não vou falar aqui dos "livros-de-pipocas" como no outro post. Mas sim dos livros com uma grande componente intelectual e complexa. 

Tipo o Retrato de Dorian Grey 

dorian grey.PNG

Sempre ouvi que "tinha que ler" este livro. De professores, de amigos, de colegas, em sites como livro recomendado. E eis que decidi então ler. 

É um livro sobre os ideais de beleza e o retrato da beleza visto pelos olhos do pintor Basil. 

resumo retirado do wikipedia: Dorian Gray é o tema de um retrato de corpo inteiro em óleo de Basil Hallward, um artista que está impressionado e encantado com a beleza Dorian; ele acredita que a beleza de Dorian é responsável pela nova modalidade em sua arte como pintor. Através de Basil, Dorian conhece Lord Henry Wotton, e ele logo se encanta com a visão de mundo hedonista do aristocrata: que a beleza e a satisfação sensual são as únicas coisas que valem a pena perseguir na vida. 

 

O desenrolar do livro mostra-nos a obssessividade com a beleza e como acaba essa obssessão. É um livro bastante filosófico, com uma sociedade imensamente focada na beleza e do que ela representa. Dorian Grey é excentrico, belo e terá um final extremanente glorioso. 

Realmente valeu a pena a leitura. E vocês, leram este must-read?