Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

another design blogg'irl

another design blogg'irl

Não gastes dinheiro, mas vê as tendências! - Best trend setters

Boas pessoal, 

Sei que todos pesquisamos (quase sempre) pelos mesmos motores de busca pela tão aclamada inspiração. É certo que para inspirar qualquer site, revista, imagem, paisagem, musica, ... aliás qualquer coisa serve! Mas quando se trata da pesquisa de tendências para as vossas coleções não é bem assim. 

Também é certo que os sites de tendências são também caros de subscrever e que temos (mais ou menos) acesso a eles. 

Assim vou deixar a minha lista de sites e ideias de como procuro as tendências sem assinar nenhum caderno em especifico.

 

WGSN (a meca das tendências) - consultar website

wgsn.PNG

Para poder navegar pela imensidão deste mega site com tendências de vestuário, acessórios, casa, lifestyle, mercados e tipologias de consumidores é preciso assina-lo. Assim sendo fica dificil para freelers e empresas com menos poder de compra para este motor aceder ao conteúdo. Como contornar? 

Podem subscrever o blog wgsn, depois de entrarem no site conseguindo assim um pequenino insight que depois vos pode levar a outras pesquisas. Podem ainda seguir o wgsn nas redes sociais como facebook, insta, twitter pois sempre é postada alguma imagem e/ou informação que poderão utilizar como guideline para os vossos moods e pesquisas. 

Vou apenas fazer o pequeno reparo que nada consegue substituir o alargado conteúdo que o wgsn nos consegue fornecer. Como croquis fáceis de download com todos os pormenores, pontos de costura, fechos, padrões já preparados, pesquisas com dados atualizados dos maiores mercados mundiais e feiras. É um motor extremamente bom e completo e quem conseguir deve assinar. 

 

CARLIN (a segunda meca das tendências) - consultar website

carlin.PNG

 A verdade é que a Carlin tem os melhores cadernos físicos de tendências, de todos os que já tive oportunidade de ver. Completos com amostras físicas de materiais, paletas de cores e padrões que vem junto com uma pen com os desenhos preparados. Apresentam-se sempre separados por conceitos e moods muito inspiradores. A Carlin lançou também há algum tempo uma forma de adequirir os cadernos mas em formato digital, tal como o wgsn e é também uma bela ferramenta. Bem construída e organizada, mais fácil de navegar que no wgsn. Tem menos informação é certo mas também é uma bela opção para assinarem. Claro que quem não o pode fazer pode da mesma forma receber a newsletter do blog, seguir as redes sociais (que não são tão ativas como as do wgsn) e ainda aproveitar as feiras onde estão expostos para darem um look e uma quickpick aos cadernos. Na heimtextil podem fazê-lo, na Maison et Object também e aqui bem pertinho, na MODTissimo também o podem fazer! Assim podem sempre dar uma vista de olhos no que está previsto como "tendência". Podem escolher entre os cadernos gerais, os cadernos para vestuário ou para casa. 

 

A+A Home Decor 

S_Home-AW1920_2-.jpg

Não consegui encontrar este site pois só vejo este catálogo quando vou à MODtissimo mas é o melhor book sobre tendências para home decor e textiles que eu já vi. Está bem construído, tem amostras também, paletas e moods. Mas está muito bem pensado da perspetiva da moda para a casa. Se tiverem oportunidade vejam sempre este catálogo. Recomendo mesmo!

 

 

TREND BIBLE - consultar website

trend bible.PNG

Mais um site daqueles que visito sempre que preciso de saber o que passa nas trends. Também requer assinatura mas nada vos impede de cuscarem o máximo que conseguirem pois não podemos assinar os sites todos. Não é verdade?

Assim poderão ter um insight maior, ao visitarem e seguirem os blogs destes trend masters. Seguindo os insta e as outras redes e blogs todos vocêm conseguem reunir imensa informação que depois, leva a vossa criatividade e a formação de conceitos com base nas tendências que andaram a pesquisar. Aliado a esses bocadinhos aqui e ali, podem sempre consultar o pinterest que vos filtra um conjunto de imagens de around the world quando escrevem entradas como Trends SS20, ou Trends FW20 percebem? Aliem tudo e podem começar a trabalhar! 

 

VOGUE.ES

voguees.PNG

 Nunca se esqueçam ainda de ver os desfiles de moda sempre que vão saindo, reter as cores, os apontamentos, os materiais e as texturas. Devem ainda utilizar o site da www.vogue.es (o meu favorito) para ler os detalhes das coleções, os acessórios, e os conceitos por detrás da coleção de cada designer. Também neste site podem encontrar alguns insights sobre mercados e o consumidor. É sempre atualizado todos os dias a todas as horas e sempre consegue mostrar mais alguma coisa in vogue. 

 

Estes sites que vos deixei são, segundo a minha opinião e conhecimento, os mais certeiros na tendência. Os que estão mais orientados ao consumidor e que fornecem um conhecimento enorme aos designers. Existem uns outros tantos e não mencionei o site da PANTONE, mas como é obvio também tem imensas informações. Mas sempre que tiverem oportunidade vejam todos estes cadernos, a todas as estações e escolham depois um (caso queiram assinar) que mereça o vosso dinheiro. Façam a assinatura somente da secção que vos interessa para trabalhar e espremam todo o conteúdo a cada estação. Leiam muito bem a informação que vos é fornecida pois vem repleta de conteúdo que foi pesquisado à volta do mundo, que é verdadeiro e que vos sevirá mesmo para entenderem as mudanças no consumidor a cada estação. 

 

Get Inspired.

Outras sugestões também serão bem-vindas, até porque só falo do que conheço mas vocês podem conhecer outras! E claro, comentem 

 

2 comentários

Comentar post