Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

another design blogg'irl

another design blogg'irl

Não vivo sem.... arquivos!

Designer que é designer é um acumulador nato de "coisas". É um criador de arquivos e bases de dados suas que são essenciais à sua profissão.  

Entenda-se por coisas: bocados de tecidos, bocados de peles, bocados de franjas, linhas, botões, fios, revistas, imagens, fotos (...) comigo é exatamente assim. Tudo o que me inspira eu guardo! Tenho uma série de arquivos, sabiam? Não... então passo a enumerar...  

 

ARQUIVO DIGITAL #1

facebook_share_image.png

 (...) há tanto conteúdo! Tanto! 

A minha organização de albuns no pinterest

QUOTES | WEDDING | DIY | TATTOOING | ILLUSTRATIONS | PATTERNS | PANTONE | EMBROIDERY | HOME DECOR | ACCESSORIES | COLOR |

INSPIRATIONS.1 | FASHION | MORNING QUOTES (cómicas | BRANDING | TEXTURE 

1.PNG

2.PNG

portanto é mesmo uma base de dados, porque só tem coisas que me podem inspirar, ajudar a relaxar, a criar moods.

Se quiserem seguir e cuscar o meu pinterest estão à vontade: https://www.pinterest.pt/patriciari1990/ 

Gosto de a cada estação rever os pins nas pastas principais e eliminar o que já não serve. Assim a base está sempre atualizada e sempre do meu agrado para navegar e começar o processo criativo. 

 

ARQUIVO DIGITAL #2

Tenho um arquivo em excel, super extenso, com todas as marcas de têxteis-lar, os seus sites e claro os logótipos que vou conhecendo, trabalhando, gostando. Mantenho o excel sempre atualizado, e organizado por país. Faço o mesmo numa janela extra com contatos que vou fazendo com fornecedores, cartões de visita que vou recebendo de gráficas, empresas de segurança no trabalho... basicamente todos que se cruzam comigo. E a isto, daqui a uns anos, irei chamar rede de contatos. Ainda tenho poucos, só estou nesta área há dois anos, mas tudo a seu tempo. 

 

 

 ARQUIVO FÍSICO #3

Tenho em casa várias caixas que por sua vez estão dentro de uma caixa maior! Nessas caixas de arquivos tenho separado e organizados:

* retalhinhos e bocadinhos de têxteis (que vou achando, pedindo em feiras, amostras, coisas que fornecedores entregam que de alguma maneira eu quero guardar)

* as agendas todas dos anos anteriores, com todas as anotações e desenvolvimentos. As empresas anteriores, datas, emails, o processo profissional digamos! E nunca deito uma agenda fora, nunca!

* uma caixa tem bocadinhos de peles e polipeles, com diferentes texturas e espessuras. 

* uma caixa tem vários tipos e formatos de botões super antigos que herdei da minha tia, não sei bem como ela tinha, mas é mega tesouro!

peles.jpgtecidos.jpgbotoes.jpg

 

  

 ARQUIVO FÍSICO #4

outro arquivo que tenho? hum... material e papeis de escritório. Porquê? 

Porque quando chega o natal eu fico toda crazy com embrulhos personalizados e todos esses rentinhos de fitinhas, cordões, papeis me ajudam a fazer embrulhos giros, únicos e diferentes!  Tudo o que durante o ano eu vejo que "serve" para usar nos embrulhos de natal, guardo!

christmas.jpg

 

 ARQUIVO FÍSICO #5

As minhas preciosas VOGUE, HARPER'S BAZAAR e HOLA! 

As revistas vogue agora só compro quando vou para fora. Trago sempre uma vogue do sitio para onde viajo. Tenho do Japao, França, Espanha, Alemanha e até da Turquia (que a minha amiga me trouxe porque lhe pedi muito!). As Holas! apenas as de coleção, par arquivar algumas estações que gosto sem ter que guardar digitalmente as fotografias todas. Mas revistas ocupam tanto espaço!!! Já me desfiz de algumas que depois de ler e tirar uma ou outra folha foram dadas... sim! Não as deitei fora, dei-as ao pessoal do meu curso, para fazerem uso delas. 

voc2.jpgvoc3.jpgvoc.jpg

Nos arquivos é sempre preciso ter em atenção e não acumular tralha a mais..(tenho alguma tendência para isso!!!) mas tentem guardar só o que vocês acham que é bom guardar. Que vão utilizar, que vão precisar ou que vos inspira. Façam os vossos arquivos, pois com o passar dos anos e a rotatividade constante quer das tendências quer da própria vontade do consumidor poderá vir a ser necessário voltar ao vosso arquivo e nagevar por coisas que já se usaram para nova inspiração... E tu não tem arquivos? 

 

Aproveita o mês de setembro para começar!