Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

another design blogg'irl

sobre design, design & design.Também um bocadinho do daily-struggle da minha vida. mas maioritariamente design!

another design blogg'irl

sobre design, design & design.Também um bocadinho do daily-struggle da minha vida. mas maioritariamente design!

Quartos de bebé - O que precisas mesmo?!

Todos nós temos um ponto fraco chamado "coisinhas para bebés" e somos impulsionados a comprar basicamente TUDO! O que é essencial e o que não é essencial... acabamos por atulhar a casa com coisinhas de bebé all over the place

Neste post, falaremos do que é essencial (segundo especialistas "mães" e pesquisas; porque ainda não chegou a minha vez nessa aventura) ter num quarto de bebé e claro, como decorar à maneira o quarto para o novo membro da familia! 

 

babb.PNG

A Caminha, o muda fraldas e uma poltrona confortável são provavelmente as coisas mais essenciais de um quartinho de bebé. 

cama-2.jpgcama-1.jpg

Existem inúmeras ideias para criar uma Cama "fofinha e confortável". A caminha poderá ser de mil e uma maneiras e nos primeiros tempos estará, provavelmente, no vosso quarto. Então a mobilia da cama deverá ser prática e segura (antes de qualquer design xpto) optem por conforto e segurança. Deixem os "ronhonhós" para decorar! Não convém ter muitas almofadas (como facilmente vemos nas imagens "de inspiração" dos catálogos e revistas) porque não é prático. Podem comprar almofadinhas às estrelinhas e aos corações na zara home, IKEA, no espaço casa e por aí fora e usem-nas para espalhar pelo quarto. As mais pequeninas deixem-nas na caminha para amparar as "turras" do bebé nas laterais da cama. Dica importante: estejam sempre atentos às composições dos artigos para evitarem os sintéticos ao máximo.

Optem por têxteis em algodão pois como sabem o algodão é uma fibra que nos ajuda a ficar quentinhos no inverno e fresquinhos no verão. É uma fibra que não cria irritações nos bebés (na maioria pelo menos) e é fofinha para descansarem. É a fibra ideal basicamente. 

Evitem comprar mantinhas com pelinhos ou com demasiadas fibras soltas pois o vosso bebé pode facilmente inalar aquelas mini, mini fibras e isso podre trazer complicações e reações alérgicas. Comprem têxteis com fibras curtas, sem libertar "pêlos".

 dessss.PNG

Quanto ao muda-fraldas que não é mais do que uma cómoda cheia de gavetas e gavetinhas, com espaço em cima para tratarem do vosso bebé usem do mesmo pensamento que da caminha, básico e prático. Afinal não será o móvel que mais tempo vai durar no quarto do vosso bebé. Comprem madeiras claras pois as cores mais claras transmitem sensações de paz, harmonia, tranquilidade e serenidade. Acho que em quartos de bebé é imperativo a utilização de brancos e/ou tons claros. Porque precisamos de uma ambiência serena. 

 

 

cama-3.jpgcc1.PNG

cc2.PNGmuda3.jpg

E ainda a Poltrona ou uma Chaise longue que vos permita fazer o óbvio: amamentar, descansar e adormecer o vosso bebé. Podem comprar uma poltrona giraça! Que contraste com o quartinho clarinho e depois podem sempre mante-la no quarto do bebé ou reaproveita-la para a sala ou o vosso quarto. 

cc3.PNGpol1.jpg

Claro que o vosso quartinho não pode ficar só com estes essenciais! Ficaria despido... podem acrescentar alguns objetos que fazem do quarto de bebé um quartinho especial e um lugar reservado do resto do mundo. 

Adoro ver os quartinhos com bastantes puffs ou almofadões no chão por cima de carpetes fofas, com volumes e relevos irregulares (por vezes até acolchoadas). O uso das carpetes permite ao bebé brincar à vontade sem sentir o frio do chão. Torna o quarto mais acolhedor e quente e claro, ajudam a criar um mood. 

puff2.jpgpol2.jpg

Acho que parte do ambiente que sentimos quando olhamos as imagens que postei até agora parte de um elemento-chave que é a pintura e a decoração das paredes. As paredes pintadas com cores claras, com padrões às bolinhas ou bonequinhos fazem logo do quarto, um quarto especial. Podem pintar a parede completa ou optar por secções ou elementos. 

sec3.jpgsec.jpg

sec2.jpgsec4.jpg

Muitas destas pinturas podem ser feitas por vocês. Os DIY que existem na internet nunca mais acabam... arranjam um molde (em esponja, cortiça ou até utilizando uma batata) e desenhar e recortam o que querem pintar (nuvens, estrelas, corações, carinhas, ...) e depois mãos à obra. Não precisam de gastar muito dinheiro pois é um quarto com tempo limitado. Se não quiserem pintar as paredes podem recorrer a molduras e bonequinhos de colar, para construir o ninho do vosso bebé. Usem da vossa imaginação e aproveitem os baby showers para acrescentar nas vossas listas não só roupinhas mas partes da decoração do quarto. 

sec6.jpgsec5.jpg

Aqui está a minha seleção de cores ideal que podem combinar entre elas e fazer um quartinho fofiiiinho! Eu já estou cheia de ideias para o quartinho do meu afilhado! Acho que a mãe dele me vai destituir de madrinha, por este apoderamento!

cSelecionadas.PNG

Falta-me ainda falar da Luz de Presença um objeto que eu simplesmente amo! Apetece-me comprar as luzes de presença todas que vejo.

Sendo luzes de presença estas servem para impedir a escuridão total no quarto e para não ferir os olhinhos dos bebés quando vocês tem de fazer uma intervensão a meio da noite! Existem imensos modelos, tipos e formas de colocar uma luz de presença no quarto. 

cand1.PNGcand3.PNG

cand4.jpgcand2.PNG

O que não devem colocar no quartinho??

Não devem, de maneira nenhuma misturar muitas cores diferentes. 

Combinações com duas, três cores (até em tom sobre tom) será o ideal para não "poluir visualmente" o quarto. Já irão ter, provavelmente, muitos brinquedos que são fabricados com cores vivas e primárias para alertar o bebé e chamar a sua atenção. Se a própria decoração do quarto for demasiado "power" vão criar um espaço barulhento.  

Não devem exagerar nos móveis e devem considersar bem as duas medidas face à funcionalidade que vão servir. 

Não devem colocar ar-condicionado perto da zona do berço/caminha do bebé. 

Não colocar aromatizantes, velas com cheiro pois podem causar irritação ao bebé. Por vezes não temos noção do forte odor que emana das velinhas que compramos. Podemos prejudicar o bebé. Então deixem o quarto com o cheirinho natural do vosso baby. 

Deixem o quarto apanhar bastante luz mas não abram as janelas (sem terem umas cortinas) pois os bichos e os pós externos podem acumular-se no quarto. 

Não deixem de modo nenhum qualquer tipo de lixo ou resíduos no quartinho, poderá gerar criação de fungos ou bactérias. 

 

Espero que gostem das ideias! Eu já fiquei inspirada para ir às compras para o meu afilhado outra vez! 

Se ainda não tem um bebé, pratiquem muito e façam um baby rapidinho! Só os processos de compra toooops!!! AHAHAHAHAH 

Brincadeira!